Our Pageant

Serapião Reis

Grand Marshal - 2021

Serapião Antonio Santos Reis

Nasceu a 19 de Novembro de 1936 em Vila Viçosa no Alentejo, casado com a sua companheira de vida a  D. Emilia Reis, tem dois filhos, Jose Antonio e Antonio Carlos e é avô de dois netos e duas netas. 

Para oferecer um futuro seguro para seus filhos onde eles podessem ter a oportunidade de uma formação superior numa Universidade, sacrificou o seu bem estar, vendeu o seu negócio em Portugal, despediu-se de seus amigos e familia e emigrou para os EUA em 1972 com sua familia e fez residencia em Staten Island, NY onde viveu até se reformar. Depois dos inicios sacrificios de emigrante, regressou ao seu ramo de marmores onde algumas das suas obras adornam mansões nos Hamptons em NY, em Newport, RI e nos mais luxuosos apartamentos de New York.  

Em 1974, descobrio a comunidade Portuguesa de New Jersey e quase de imediato se envolveu nela, começando pela Igreja de Nossa Senhora de Fatima e o Portuguese Instructive Social Club. Vinha de Staten Island varios dias por semana para a Elizabeth, que se turnou na sua segunda casa, e onde ele fez muitos amigos e podia “sentir” o Portugal que deixou no outro lado do Atlantico. 

Preencheu o seu tempo livre na Arbitagém de Futebol, paixão que ja vivia em Portugal, fazendo parte da equipa de arbitagem que arbitrou as finais da Taça de Portugal, destinção que era dada a melhor equipa de arbitragém do ano, em 1971 e 1972. Viagou o Portugal inteiro na arbitragem, fazendo a sua ultima exibição na Final da Taça de 1972 quatro dias antes de emigrar. Nos EUA deu seguimento e atingio em 1976 o grau de Arbitro Nacional da U.S.S.F., nessa altura o único luso-americano com essa distinção. Depois tirou o curso Delegado Técnico (avaliação de arbitros), foi vice-presidente dos Arbitros da N.Y.S.R.A. e é arbitro emérito da United States Soccer Federation.   

No seu espirito cívico, o Serapião Reis esteve envolvido no PISC por mais de uma década. Dedicou-se com alma e coração, assumio vários cargos directivos que culminou com a sua Presidênçia em 1990. Hoje é Socio Benemérito do PISC que continua a ter um cantinho especial no seu coração. Dedicou o seu tempo também ao Elizabeth Lions Clube onde teve a seu cargo a Tesouraria.

Com a sua fé bem viva e pelo carinho que tinha pelo Monsenhor João Antão, integrousse na Igreja de Nossa Senhora de Fatima onde foi paroquiano activo por mais de 20 anos. Dedicousse e servio varias organizações da Igreja - Sociedade de São Vicente Paulo, presidente da Sociedade de Santo Antonio, Leitor e Comentador e foi  Coordenador responsável pelos Leitores por muitos anos. Foi socio Fundador, atingio o mais alto grau da Organização – o de Sir Knight, e exerceu varios cargos directivos no Our Lady of Fatima, Council 11798 da organização dos Knights of Columbus - a maior organização fraternal Católica no mundo, trazendo assim um grande prestigio para a Paroquia de Nossa Senhora de Fatima de Elizabeth, NJ. 

A sua dedicação á Comunidade Portuguesa de New Jersey também alargou a Newark. O Serapião Reis foi membro fundador da LISA – Luso International Soccer Association, dedicando mais de uma dezena de anos a essa organização desportiva. Foi presença activa desde a escritura dos estatutos da LISA, Director de Disciplina, Vice-presidente, e foi, de um modo geral, instrumental na criação e defensor da viabilidade da LISA durante o seu envolvimento.

Serviu também o Sport Clube Português de Newark em varias posições; foi presidente do Conselho Fiscal, membro da Comissão de revisão dos Estatutos e douo ao Museu do SCP um traje do seu querido Alentejo.

Actualmente reside em Palm Coast, FL com a sua querida Emilia, sua esposa, e companheira de vida. O Serapião Reis continua activo em prol da comunidade, é membro activo do PACC (Portuguese American Cultural Center) onde ja exerceu varios cargos directivos nas suas direcções além de ajudar como  Director/Apresentador do Ranch Folcórico do clube. 

O activismo e envolvimento do Serapião Reis também tem muito a ver com o suporte e dedicação de sua estimada esposa. O encorajamento da D. Emilia, que sempre se vê ao seu lado, permitiu que ele desse sempre o seu melhor as nossas Comunidades. Eles são fortes exemplos um casal unido, dedicados a sua familia, sua fé e ás suas raizes portuguesas.


Bem hajam!