José Carlos Adão

Honorary Marshal - 2021

Our Pageant

José Carlos Guerreiro Adão nasceu a 21 de janeiro de 1980 em Almodôvar, Portugal.

Em 2003 concluiu a Licenciatura em Ensino de Português e Inglês na Universidade de Évora com a classificação final de 16 valores e, em 2010, concluiu o Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa com a classificação final de 15 valores. Foi distinguido com Bolsa de Estudo por Mérito pela Universidade de Évora, referente ao ano letivo de 2001/2002, na qualidade de melhor aluno do curso de Ensino de Português e Inglês.

De 2002 a 2004 exerceu funções como professor de Português e de Inglês nas Escolas Secundárias de Alcácer do Sal e de Estremoz.

Entre 2004 e 2006 exerceu funções de Formador e de Assessor Linguístico no Parlamento Nacional de Timor-Leste, desenvolvendo e implementando um projeto de reforço da Língua Portuguesa para os Deputados e Funcionários do Parlamento.

Em 2007 e 2008 desempenhou funções docentes da Rede de Ensino Português na África do Sul e foi Docente de Apoio Pedagógico nas áreas consulares de Durban, Joanesburgo e Pretória.

Entre 2009 e 2012 lecionou Inglês, Espanhol e Formação Cívica na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Aljustrel a alunos do 3.º ciclo dos Ensinos Básico e Secundário e Cursos Profissionais.

Em 2012 foi Formador de Temas de Literatura e Cultura no Projeto de Formação Inicial e Contínua de Professores no INFORDEPE - Ministério da Educação de Timor-Leste, tendo apoiado igualmente o desenvolvimento de estratégias de ensino para melhorar a implementação do novo currículo nacional do Ensino Secundário de Timor-Leste.

Exerceu as funções de Professor de Português no Parlamento Nacional de Timor-Leste, no âmbito do Projeto de Apoio Parlamentar do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e União Europeia, entre 2012 e 2015.

Domina as línguas inglesa, francesa, espanhola-castelhano, alemã e tétum.

Participou em diversas formações e Seminários de que se destacam o Workshop Europeu do Programa Pestalozzi (Conselho da Europa) "Promover as competências dos professores para reforçar a cidadania e a democracia na comunidade educativa", a ação de formação sobre "Quadros Interativos Multimédia no Ensino de Línguas Estrangeiras", o Seminário Nacional do Programa Mais Sucesso Escolar (Universidade de Évora). Foi editor literário de trabalhos publicados e tradutor de documentos diversos para instituições públicas e privadas, nomeadamente revisor literário do Congresso Cultura e Globalização da Fundação Calouste Gulbenkian e Tradutor Interprete no Parlamento Nacional de Timor Leste.

Publica semanalmente crónicas literárias no jornal digital Tribuna do Alentejo, desde abril de 2015.

Exerce, desde janeiro de 2016, as funções de Adjunto da Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos da América, na área de Newark, através do Camões I.P., coordenando o ensino de português nas escolas comunitárias, apoiando o ensino na rede pública e universitária.