Our Pageant

Padre Antonio Pinho

Postumo Marshal - 2009

O Padre António Maria Valente Pinho, era natural de Avanca, conselho Estarreja onde nasceu a 4 de Julho de 1943.

Após a escola primária na sua terra natal, de 1954 a 1962 frequentou o Seminário de Santa Princesa de Aveiro. De 1962 a 1966 estudou Teologia no Seminário de Cristo Rei em Moscavide, Lisboa, tendo sido ordenado Sacerdote em 18 de Dezembro de 1966. Logo após a sua ordenação, foi nomeado coadjutor da paróquia de S. Salvador, em Ílhavo, e professor de liceu e do colégio local. Seguidamente foi coadjutor das freguesias da Gloria e da Vera Cruz, em Aveiro, e Santa Marinha, em Avanca. De 1970 a 1973 foi Capelão militar da Forca Aérea Portuguesa desempenhando essas funções em Moçambique.

Frequentou o Conservatório de Musica de Aveiro, tornando-se exímio pianista. Dotado de uma voz maravilhosa, a ele se deve a formação de óptimos grupos corais em todas as paróquias onde prestou serviço.

A pedido de Rev. Padre José L. Capote, Pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Newark, veio para essa paróquia substituir o Padre João da Silva Antão em 1973 aquando da saide deste sacerdote para formar uma nova paroquia em Elizabeth, a i permanecendo ate 1977. Em 1978 fio nomeado coadjutor da paroquia de Nossa Senhora de Fátima em Elizabeth, assistindo as Comunidades de Portugueses de S. James, em Newark, e de Santa Cecília, em Kearny.

Em 1978 incardinou-se na Arquidiocese de Newark, sendo nomeado pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Newark , onde permaneceu ate 1988. De 1988 até 1990 tomou parte no curso de Capelaes militares em Fort Monmouth, em New Jersey. Em 1990 segue para a Alemanha como Capelão Militar, onde faleceu subitamente em 2000. Os restos mortais encontram-se depositados na sua terra natal.
A ele se deve a criação do Escutismo Masculino e Feminino na paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Elizabeth.

Dotado de espírito jovial e de grandes qualidades oratórias, conquistou a simpatia e a admiração de todos aqueles que com ele lidaram mais de perto.