Our Pageant

Padre Antonio Bico

Postumo Marshal - 2013

O Padre Bico nasceu no dia 6 de Dezembro de 1966, na freguesia da Sé Nova na cidade de Coimbra. Foi batizado na Igreja (nova) de São José, também em Coimbra, em 1967. Viveu na cidade dos estudantes até 1973, quando emigrou com seus pais, António e Felismina, para os Estados Unidos. Tem dois irmãos, o Agostinho, seu gémeo e a Fernanda.
            Frequentou a escola primaria e o liceu de Elizabeth, onde se graduou em 1984. Depois de ter frequentado a escola de medicina, pois pensava ser medico, descobriu a vocação sacerdotal. Ingressa no seminário de St. Andrew em Seton Hall e depois foi enviado para Roma, onde recebeu a licenciatura em Espiritualidade.
            Foi ordenado presbítero no dia 29 de Maio de 1993 e enviado para a paróquia de São Miguel (St. Michael’s) em Palisades Park. Depois disso foi transferido para a Igreja de Santa Cruz (Holy Cross) em Harrison, NJ, onde permaneceu até 1997. Nomeado capelão da penitenciaria (prisão), exerceu este ministério até 2004. Entretanto fora simultaneamente vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima em Elizabeth até 2002 e de 2002 a 2004, vigário paroquial e subsequentemente Administrador da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Newark, NJ. Durante todos estes anos, o Padre Bico nunca deixou de ajudar os que padeciam de toxicodependência (estupefacientes e alcoolismo).
            Em 2004 o Senhor Arcebispo Myers envia-o para a Universidade de Saint Mary of the Lake em Mundalein, Illinois, sendo o primeiro aluno do Instituto Litúrgico desta universidade a receber o doutoramento em Teologia Sagrada. A experiencia extensiva no ministério prisional e com pessoas sofredoras do flagelo da droga, levou-o a investigar sobre a relação entre o sacramento da Reconciliação e os passos de recuperação na esfera social. A sua tese: O sacramento da Penitencia: “Jornada em direção a Conversão e Recuperação das Adições,” foi o fruto dessa investigação.
            Em 2009 o Padre Bico e assignado diretor espiritual do Seminário Maior e professor da Universidade de Seton Hall. Ai continuou a exercer o seu múnus sacerdotal, não deixando de estar presente na vida paroquial nem de ajudar a juventude no seu crescimento espiritual e humano. Foram muitos os encontros e retiros com a juventude, deixando muitos ainda mais impressionados com a sua maneira de viver. Infelizmente, devido a uma doença de que já sofria há vários anos, no dia 22 de Setembro de 2012 o seu corpo não resistiu e entregou a sua alma a Deus.
            O Padre Bico já não nos fala com a sua voz, mas sim com a sua vida e, sobretudo, com a sua intercessão junto do Pai do Céu, por todos aqueles – crianças, jovens e adultos – que com ele conviveram e que tanto aprenderam por seu intermedio. Fica o exemplo do Padre Bico... ficou a grandiosa manifestação de fe de uma multidão imensa presente nas varias cerimonias fúnebres que então se realizaram, e que comprova o trabalho extraordinário por ele realizado...