Jose Manuel Fernandes

​​Postumo Marshal - 2024

Our Pageant

Nasceu em Estarreja no dia 14 de Março de 1937, filho de Manuel Fernandes e Francelina Ribeiro da Silva. Depois da escola primária em Santo Amaro-Estarreja, entrou no seminário de Santa Joana Princesa (Diocese de Aveiro) aos dez anos de idade.  Em 1959 concluio o Curso de teología no Seminário Maior Patriarcal dos Olivais (Lisboa).

No mesmo ano, 1959, foi ordenado Sacerdote na Igreja Paroquial de São Salvador em Ílhavo.  Foi coadjutor das paróquias de Avanca (Estarreja) e Gafanha da Nazaré (Ílhavo).  Foi Pároco das freguesias de Amoreira da Gândara e de Ancas (Anadia).

Fundador e Vice-Presidente da Casa do Povo de Amoreira da Gândara e Ancas.  Director da Juventude Artística.  Criou vários grupos de jovens de teatro Amador, hoje integrados na INATEL.  Presidente da Assembleia Geral da Associação Desportiva Amoreirense.  Professor da Escola Técnica de Anadia e da Escola Secundaria e Director do Gabinete de Formação Moral.

1976 - Nomeado Pároco da Missão Católica Portuguêsa de Caracas em Venezuela.  Primeiro Capelão do Centro Português de Caracas.  Professor oficial dos Cursos de Língua e Cultura Portuguesa em vários Colégios em Caracas.  Instituiu o Ensino Secundário Oficial Venezuelano conjuntamente com o Ensino Secundário de Língua e Cultura Portuguesa.  Conduziu o proceso da oficialização dos cursos de Língua e Cultura Portuguêsa.  Eleito Conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) por Venezuela.  Mais tarde foi eleito Conselheiro da Comissão Permanente do CCP no Congresso Mundial.

Recebeu várias medalhas e placas de reconhecimento:  Medalha de Valor e Mérito da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas; Medalha da Cidade de Maringá; Medalha das Comunidades Portuguesas do Estado do São Paulo, Brasil.  Medalha de Honra (Ouro) da Fundação Bernardino Coutinho.  Colaborador em vários projectos e comissðes nas comunidades Portuguesas pelo mundo, incluindo programas da Rádio.

Outubro de 1991, a pedido do Monsignor João Antão, veio para os Estados Unidos da América para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Elizabeth, NJ.  Em 1993 foi nomeado Pároco e Administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Newark, NJ.  Em 1997 foi nomeado Administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Elizabeth.

Membro e Capelão de vários groupos:  Tertúlia Club, Organizao da Chave, Academia do Bacalhau de NJ, Portuguese Lions club; membro do Júri de classificação dos candidatos das Bolsas de Estudo da Fundação Amadeu Correia.

55 anos de trabalho pastoral e missionário distribuídos:  17 anos na Diocese de Aveiro em Portugal; 15 anos na Venezuela e 23 anos nos Estados Unidos da América do Norte.